domingo, 4 de noviembre de 2012

MEPR.- Marcha em defesa dos índios Guaranis-Kayowás

Nesta quarta-feira última (31/11) cerca de 600 manifestantes prestaram solidariedade ao povo Guarani-Kayowá que luta há decádas pela demarcação das terras onde vivem e trabalham. Participaram do ato diversas organizações e entidades e a marcha teve como sua base a juventude que se levanta cada vez mais em nosso país. A marcha foi uma articulação entre os estudantes universitários e de escolas públicas e privadas muito embora professores e profissionais de diversas areas tenham participado também.

Com cartazes, uma faixa, palavras de ordem como "somos todos guaranis-Kayowás, Morte ao Latifúndio Já" e a queima do boneco do Gilmar Mendes, demonstrando em um ato simbólico o repúdio ao latifúndiário e opressor de nosso povo, o protesto tomou contornos combativoso onde se viu muita disposição por parte dos manifestantes inclusive enfrentando um sol de meio-dia.

Não poderia ser de outra forma, afinal, a disposição de lutar até a morte por parte dos índios Guaranis-kayowás pelas terras onde trabalham e vivem e onde seus ancestrais moraram, coloca a necessidade de que qualquer demonstração de solidariedade seja minimamente combativa.

Cabe destacar que o Governo Federal através do setor judiciário suspendeu a liminar de reitegração de posse, porém, a luta continua! Isso é apenas uma ação provisória que não garante que os indios não sejam expulsos de suas terras depois. Além disso, o governo manobra com isso para esfriar a luta.
 Todos devem mobilizar-se em torno dessa causa! Em particular a juventude deve cada vez mais levantar-se em defesa da luta pela terra, que é a luta não só dos indigenas mas do quilombola e do campones. Denunciar todos os crimes cometidos pelo velho estado brasileiro e divulgar toda e qualquer tomada de terra. O latfúndio representa o atraso, a concentração de terra é o causa da violência no campo. Não é justo que enquanto alguns poucos esbamgem riqueza, milhares de de familias no campo vivam na miséria, sem terra pra trabalhar.

Mas não basta só mobilzar, precisamos cada vez mais compreender que só a destruição completa do latifúndio pode salvar nosso povo. Compreender que esta luta não será vitoriosa em petições assinadas por parlamentares ou qualquer outra forma de luta por dentro do velho estado, mas na união e força do povo!

DEFENDER A VIDA DOS GUARANIS-KAYOWÁS! 
MORTE AO LATIFÚNDIO! 
TERRA PRA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!

No hay comentarios:

Publicar un comentario