sábado, 17 de noviembre de 2012

MEPR.- Estudantes da PUC-SP ocupam reitoria em protesto contra escolha arbitrária da REItora

Cerca de 400 estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ocuparam na noite desta terça feira, dia 13 de novembro, a REItoria da Universidade contra a total falta de democracia que tem ocorrido, tendo seu ápice na nomeação da REItora Anna Maria Cintra, terceira colocada nas eleições para o cargo.

Os estudantes decidiram por ocupar, após uma massiva assembleia estudantil, onde foram colocados diversos exemplos da falta de democracia na Universidade, e disseram que a ocupação é uma forma legítima de manifestação, para mostrar que quem deve definir os rumos da Universidade, é a comunidade acadêmica. Após a decisão em assembleia, os estudantes fizera uma espécie de piquete, amontoando carteiras nos corredores da PUC.

Diferentemente da grande maioria das universidades privadas do país, em que a nomeação para o cargo de Reitor é escolhido por seus donos e administradores, na PUC – SP, a nomeação para o cargo é escolhido de forma semelhante à grande maioria das universidades públicas, sob o aval da Lista Tríplice. Na PUC, o cardeal arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, grão-chanceler da universidade nomeia três professores e então: estudantes, professores e funcionários votam. Embora no Edital diz que a escolha final para o cargo é do grão-chanceler, historicamente quem fica em primeiro lugar, ocupa o cargo.

O vencedor nas urnas, foi o atual REItor, o Professor de Direito, Dirceu de Mello, porém quem ocupou o cargo por nomeação foi a Prof de Letras, Anna Cintra de 73 anos, que disse em debate com a comunidade acadêmica, que caso eleita não assumiria o cargo, chegando a assinar um termo de compromisso de não aceitar a nomeação caso perdesse nas urnas. Ironicamente, foi a última colocada nas urnas, mas mesmo assim nomeada.

Assim como os estudantes, a Associação dos Professores da PUC-SP (Apropuc) divulgou nesta terça-feira, 13, uma nota criticando a nomeação da professora para o cargo, dizendo que a democracia na PUC está em risco e não reconhecem Anna Cintra como REItora,expõe também que irão adotar todas as providências possíveis e necessárias para que prevaleça a vontade da comunidade puquiana.

Embora estejamos tratando de uma universidade privada, católica, nós do MEPR, apoiamos a justa luta dos estudantes e professores da PUC – SP! Entendemos que a Lista Triplice é uma forma autoritária de se escolher o cargo para REItor, pois quem deve escolher os rumos da universidade, é a comunidade acadêmica, com voto universal e composição paritaria nos conselhos!

TODO APOIO A OCUPAÇÃO DE REITORIA NA PUC – SP!

No hay comentarios:

Publicar un comentario