martes, 28 de agosto de 2012

MEPR.- Estudantes do IEG fazem manifestação na Secretaria de Educação de Goiás

O Grêmio Estudantil do Instituto de Educação de Goiás - Ernesto Che Guevara - convocou uma manifestação no dia 24 de agosto, na Secretaria de Estado da Educação, que contou com a presença de 80 estudantes, contra a situação lastimável da escola.

A escola vive uma situação de precariedade absoluta, há dois anos o telhado de um dos pavilhões do prédio caiu, desde então começou uma reforma no mesmo. Com a reforma no pavilhão os estudantes passaram a tera aula na quadra de esportes, refeitório, auditório e até debaixo de árvores,os laboratórios de química, física e informática foi destruído e as outras salas de aula estão cheio de mofo, rachaduras, em algumas as paredes estavam deslocando, enfim a escola estava abandonada.

Para piorar. há algum tempo a SEDUC propagandeava que ao término da reforma no pavilhão desmoronado, as salas seriam convertidas em um prédio da própria SEDUC. Ou seja, após dois anos de sofrimento os estudantes poderiam ficar sem as salas de aula.

Há dias o Grêmio tentava contato nas mídias impressa e televisiva para expor a situação da escola, nisso conseguiram, apenas a publicação de um artigo de opinião em um dos jornais de Goiânia.

Na semana do ato um quadro caiu na cabeça de uma das professoras que dava aula ao ar livre, esse foi o estopim, os estudantes ficaram revoltados. O Grêmio organizou panfletos, revelou fotos e fez agitação na escola. No dia da manifestação, fizeram agitação na porta da escola antes da aula e vários estudantes atenderam o chamado. Para chegar à SEDUC os estudantes fizeram um pula catraca na linha do Eixo Anhanguera, os guardas até tentaram impedir, mas não foram capazes.

Ao chegar na SEDUC encontraram o prédio com as portas fechadas e com vários seguranças cercando, mas os estudantes não desanimaram, puxaram palavras de ordem até serem recebidos. Uma comissão do Grêmio subiu para falar com o Secretário e alguns assessores, enquanto isso os estudantes faziam um pedágio na rua para divulgar a manifestação e fazer finanças para um jornal do Grêmio.

O Secretário se negou a assinar o Termo de Compromisso levado pelos estudantes mesmo nas questões mínimas como roçagem do mato, mas disse que tomará providências. Sabendo ele da força dos estudantes do IEG, será que a situação continuará a mesma? Temos certeza que não. Esse exemplo de luta deve ser levado a todas escolas. Organizar Grêmios combativos, capazes de levar os jovens a uma luta consequente contra o sucateamento da educação.
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario