lunes, 1 de julio de 2013

Aparato de guerra não detém juventude combatente na final da Copa das Confederações ... MEPR

“O marxismo consiste em milhares de verdades, que podem todas ser resumidas numa única de que a rebelião se justifica”! (Presidente Mao).

6600 policiais somente no entorno do Maracanã. Todas as folgas de policiais suspensas. Força Nacional de Segurança e Polícia do Exército a postos, além da Tropa de Choque e do BOPE, com suas armas de choque taser, spray de pimenta, bombas de efeito moral e de gás com o dobro da química permitida pela lei. Caveirão. Compra de canhão sônico e lançador de água. Some-se a isso uma campanha terrorista dos monopólios de imprensa, Rede Globo à frente, claramente tentando desmobilizar pelo pavor os protestos. Levando tudo isso em consideração, podemos dizer que o confronto ontem na altura do Maracanã, com novas cenas de resistência e heroísmo por parte dos manifestantes, foi uma desmoralização e derrota para o Estado reacionário e os partidos oportunistas, forças auxiliares da reação.
Nenhum dos presentes à manifestação que se concentrou as 15hs cogitou a hipótese de não ir em direção ao estádio, embora todos soubessem que inevitavelmente haveriam conseqüências. Animados pelos exemplos de Salvador, Fortaleza e, principalmente, na última semana, Belo Horizonte, as milhares de pessoas estavam dispostas a lutar contra o verdadeiro Estado de sítio decretado na cidade. Após um mês de massivos e combativos protestos, os maiores desde 68, a juventude demonstrou não estar disposta a dar um passo atrás em suas reivindicações. Longe de uma massa aterrorizada e amestrada, o que se viu foram milhares compactos e dispostos a resistir a anunciada violência policial. Esta, aliás, foi tão selvagem que mesmo dentro do estádio pessoas sentiram efeitos das bombas de gás.


Essa é a democracia anunciada pelo PT: reivindiquem no que quiserem, só não mexam no que é fundamental, nesse caso concreto, no enclave montado pela FIFA dentro das maiores cidades brasileiras. As massas em luta, ao contrário, constroem elas mesmas sua democracia e redes de solidariedade. Ontem, demonstrando já maior organização, foram vários os voluntários que se mantiveram nas primeiras linhas com leite de magnésio, vinagre ou soro fisiológico; também se multiplicaram os escudos feitos em casa, encorajando a massa a permanecer mais tempo e se defender dos efeitos das balas de borracha; ou na hora da dispersão, sob bombas, quando o grosso da manifestação não se fragmentou mas se manteve compacta até a retirada de todos. A luta ensina, e o povo vai, no curso mesmo da luta, escolhendo seu caminho. O discurso de “vândalos” está, inclusive, tão desmoralizado, que já não são poucos os setores oficiais que já o abandonaram.

A título de encerramento, breve nota: mais uma vez, como em todas as outras, não se viu uma bandeira sequer de qualquer partido eleitoral entre os manifestantes que enfrentaram com altivez a repressão. Melhor para a manifestação, que passou muito bem sem eles, obrigado.

Abaixo, vídeo que mostra momento em que Tropa de Choque recua:

No hay comentarios:

Publicar un comentario