viernes, 31 de mayo de 2013

Defender a posse das famílias da Comunidade Olaria Barra do Mirador! ... LCP

 
Na última segunda-feira, dia 13 de maio, fomos surpreendidos por uma liminar de reintegração de posse contra as famílias da Comunidade Olaria Barra do Mirador. A última decisão judicial, de setembro de 2011, era a de realizar uma perícia para confirmar a posse dos camponeses. E a Vara Agrária de Minas Gerais, de forma covarde, passou por cima dessa decisão, dando o prazo de trinta dias para os camponeses desocuparem a área.

No ano de 2000 tomamos o latifúndio 3J Matas do Japoré em Miravânia e um ano depois realizamos o Corte Popular, distribuindo lotes de 40 hectares para todas as famílias. Somos 49 famílias que vivemos, resistimos e produzimos há mais de treze anos em cima dessas terras!

É sabido de todos que a fazenda 3J Matas do Japoré era só abano. Há décadas não produzia nada, não gerava empregos e nem renda para o povo do município. Os latifundiários que se dizem donos destas terras não passam de forasteiros que o povo só conhece de ouvir falar.

Ano após ano, plantamos em todas as safras, criamos gado, cavalos, porcos, galinhas e outros animais. Construímos casas de alvenaria, currais, estradas internas, barragens para contenção de água da chuva. E onde antes era um latifúndio abandonado nasceu a fartura e cresceu a nossa comunidade Olaria Barra do Mirador!

Tudo isso conquistamos contando apenas com nossas próprias forças e de nossos apoiadores do movimento popular. O INCRA nunca apareceu, sequer para vistoriar a área. E hoje depois de tantos esforços, sacrifícios e conquistas o velho Estado e sua dita “justiça” a serviço dos latifundiários nos atacam com uma absurda liminar de reintegração de posse.

Esse é mais um triste, criminoso e vergonhoso episódio da campanha de criminalização da luta pela terra promovida pelo gerenciamento oportunista de Dilma Rousseff/PT com o apoio e cumplicidade do INCRA, Vara Agrária e Ouvidoria Agrária Nacional.

Nos anos de 2012/2013 enfrentamos a pior seca dos últimos quarenta anos na região. Mas mesmo com todas as dificuldades, nossa produção abastece o comercio local e serve ao desenvolvimento de nossa cidade. Essas terras são a fonte de sustento de nossas famílias! Não sairemos de nossas terras para levarmos nossos filhos para as periferias das grandes cidades para morrerem acidentados nas obras da construção civil ou nas mãos da policia e traficantes!

Convocamos todos camponeses pobres, pequenos e médios proprietários, trabalhadores, comerciantes, estudantes, professores, todos progressistas e verdadeiros democratas para juntos lutarmos pela manutenção da posse das famílias da Comunidade Olaria Barra do Mirador.

Exigimos a legalização imediata da posse das famílias camponesas!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Terra, pão, justiça e nova democracia!
Viva a Revolução Agrária!


Miravânia, maio de 2013
Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas

No hay comentarios:

Publicar un comentario