sábado, 16 de febrero de 2013

LCP.- 1° Seminário contra a criminalização da luta pela terra em Manga / MG

Resistencia Camponesa
Agrava-se o conflito no campo. Os camponeses pobres mantêm heroicamente sua sagrada luta pela terra enquanto o governo aponta para o fim de qualquer política para a reforma agrária que beneficie os pequenos e médios produtores.

A criminalização da luta pela terra é o resultado imediato deste perverso processo. Em Minas Gerais, somente nos últimos meses, dezenas de reintegrações de posse foram deferidas em favor do latifúndio. No norte de Minas Gerais e diversas outras regiões do país, famílias assentadas estão sendo retiradas de suas terras através de liminares de reintegrações de posse movidas pelo próprio INCRA.

Ativistas, lideranças e apoiadores do movimento camponês são alvo da perseguição do latifúndio que conta com o apoio e cumplicidade da polícia militar, civil e federal. Desde o inicio do ano passado dezenas de trabalhadores foram assassinados, como o companheiro Renato, apoiador da LCP em Rondônia que foi torturado e assassinado pela polícia e Cícero Guedes, liderança do MST no Rio de Janeiro, emboscado e assassinado nos últimos dias por pistoleiros a soldo do latifúndio. E como quase que invariavelmente ocorre em nosso país, os mandantes e executores destes gravíssimos crimes seguem impunes.

No final do ano passado a cidade de Manga no norte de Minas Gerais foi alvo de mais um absurdo episódio desta verdadeira campanha de criminalização da luta pela terra em nosso país. Dezenas de famílias camponesas que lutam pela tomada da Fazenda Beirada, latifúndio improdutivo símbolo do atraso e do trabalho escravo em nossa região, foram violentamente reprimidos, vitimados por uma tentativa de massacre levada a cabo por pistoleiros fortemente armados que contaram com o apoio e cobertura da Policia Militar.

É necessário unirmos forças para resistirmos a esta ofensiva dos setores mais reacionários e conservadores da sociedade brasileira. Responder a toda esta repressão com a mobilização organizada dos camponeses pobres sem terra ou com pouca terra e o apoio decidido de todos os aliados da luta pela democratização do acesso a terra em nosso país.

Chega das criminosas reintegrações de posse! Chega de perseguição e assassinatos! Chega de massacres e chacinas! Chega de impunidade!

Como medida prática nesse sentido, convidamos todas as pessoas, entidades e movimentos que apóiam a luta pela terra em nossa região a participarem de seminário contra a criminalização da luta pela terra, a ser realizado na cidade de Manga/Minas Gerais no dia 18 de fevereiro de 2013.

Maiores informações pelo e-mail lcpminasbahia@yahoo.com.br

Atenciosamente,

Comitê de Apoio a Luta pela Terra em Manga
Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia

No hay comentarios:

Publicar un comentario