viernes, 15 de junio de 2012

MEPR.- UFG: Professores, Funcionários e Estudantes juntos pela Educação!

Conforme já publicamos os estudantes da Universidade Federal de Goiás estão empurrando os professores à greve. Foram os primeiros a parar em Catalão, Jataí e Goiás; em Goiânia também com exemplo dos companheiros de Psicologia.

Assembleia Geral dos Estudantes da UFG - GREVE

Terça-feira (05) aconteceu a Assembleia Geral dos Estudantes da UFG, que contou com a participação de um grande número de estudantes de trinta e dois cursos que lotou o auditório do Instituto de Matemática e Estatística.

O DCE-UFG dirigido pela UNE (PT/PCdoB) em tentativa de fazer passar sua posição, colocou na mesa para discussão a Presidente do sindicato dos professores (ADUFG-PCdoB) Rosana, e outro dirigente do mesmo sindicato. Já prevendo o golpe, estudantes da Letras, Direito e principalmente Psicologia interromperam a Assembleia e exigiram a presença de um professor de Catalão e outro do Fórum de Mobilização dos Professores da UFG (que tem organizado os professores à greve).

Se com o discurso da ADUFG os estudantes estavam prestes a pegar no sono, com os outros professores os estudantes se levantaram, aplaudiram e gritaram. Ficaram convencidos da real necessidade da greve e que haviam professores sérios que levantariam essa bandeira até o fim.

Com o fim das falas dos professores o DCE começou inscrições para perguntas. Rapidamente estudantes exigiram que se começasse a Assembleia.

O clima da Assembleia foi muito caloroso, a cada estudante do campo democrático que chamava à greve os estudantes correspondiam com palmas e assovios. O DCE estava em uma enrascada, faziam um discurso torto, defendiam a greve ao mesmo tempo que defendiam o governo e lembravam dos "prejuízos aos estudantes". Não convenceram ninguém.
 
Temos de relatar o cômico de ver o PT e PCdoB falando dos malefícios do REUNI. Uma vez oportunistas sempre oportunistas.

A decisão da Assembleia foi unanime. APOIO INCONDICIONAL À GREVE DOS PROFESSORES E SERVIDORES E GREVE ESTUDANTIL A PARTIR DO DIA 11/06 (SEGUNDA-FEIRA).

O campo democrático também propôs a formação de um Fórum de Mobilização dos Estudantes da UFG o qual será a forma de organização dos estudantes durante a greve. Através do Fórum formaremos nossas pautas e teremos um movimento autônomo para atuar junto com os professores e servidores.

Antes de se retirar da Assembleia dos estudantes, a senhora Rosana pediu a presença de três representantes dos estudantes na mesa durante a Assembleia dos Professores. A Assembleia exigiu que fosse ela mesmo quem decidisse os representantes. Três candidatos do campo democrático, quatro do DCE. Os três estudantes do campo democrático tiveram maioria absoluta de votos.

Ficou decidido que todos estudantes deveriam se dirigir para porta da Assembleia dos Professores que ocorreria no outro dia no mesmo local.

Pula-Catraca

Para fechar com chave de ouro, a Frente Contra o Aumento organizou mais um dia de passe livre aos estudantes, dessa vez no Campus II. Veja o vídeo.

http://vimeo.com/43511937 

Assembleia Geral dos Professores da UFG - GREVE 
Estudantes e professores se surpreenderam na quarta-feira (06) com os cartazes da ADUFG nas faculdades dizendo que a Assembleia havia mudado de local, seria no Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas. Sem demora, estudantes fizeram vários cartazes e colocaram na porta do IME para que ninguém se confundisse e todos caminhassem para o local certo. Era a primeira manobra da ADUFG.
Como combinado os estudantes de vários cursos estavam a postos meia hora antes do início da Assembleia, a bateria dos estudantes de Psicologia davam o ritmo para as palavras de ordem. Depois da vitória do dia anterior, os estudantes resplandeciam empolgação, vários outros se aglutinavam para entender a situação.

Os professores chegavam e se alegravam com a quantidade de estudantes que exigiam a greve. Era a última etapa do conhecimento, acenavam positivamente e diziam que agora tinham certeza da necessidade da greve.

A ADUFG percebeu que os estudantes animavam os professores e chamou a polícia como forma de intimidação, o efeito foi contrário. Os estudantes ficaram mais revoltados.

Após a entrada dos professores no Teatro a diretoria da ADUFG deu a última cartada, começou a pedir que os professores não sindicalizados se levantassem para dar assento aos sindicalizados. A afirmação era completamente infundada, na frente haviam assentos vagos e os professores gritavam "começa, começa". Rosana - presidente da ADUFG - continuou insistindo no absurdo, depois pediu para os não sindicalizados se retirarem, por fim queria cancelar a Assembleia, alguns professores enfurecidos subiram no palco e tentarem pegar o microfone, nisso os dirigentes da ADUFG partiram para pancadaria. A direção levou os equipamentos de som, abandonando a Assembleia.
http://www.youtube.com/watch?v=EtZBLqojQto
A manobra da ADUFG não deu certo, os professores continuaram no Teatro e deram prosseguimento á Assembleia. Os estudantes correram atrás de um megafone para os professores e depois conseguiram uma caixa de som.

Decidiram por unanimidade aderir à GREVE GERAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS!

Estudantes e Professores Fazem Marcha pela UFG

Na saída os estudantes comemoravam a decisão dos professores, batiam palmas a cada um que saia com os braços erguidos. Uma palavra de ordem foi entoada "A Greve Começou Ô ôôô" foi o chamado, professores e estudantes saíram em Marcha por todos os prédios do Campus II. Levando a notícia para todos, a Greve começou!


POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!
GREVE GERAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS!

No hay comentarios:

Publicar un comentario