lunes, 30 de septiembre de 2013

Segue a luta pelo passe livre em Recife ... MEPR

Após a última manifestação pelo passe livre em Recife, onde injustamente 16 estudantes foram presos, a luta pelo passe livre promete seguir na capital pernambucana. Na próxima terça feira (01/10), haverá um ato na OAB/PE em repúdio a violência policial e à criminalização dos movimentos sociais. Segue abaixo a nota da Frente Independente Popular (que está sendo divulgada nas escolas, universidades, integrações e metrôs) e vídeo gravado após libertação de Bruno Torres, um dos presos políticos dessa última manifestação:

http://www.youtube.com/watch?v=dMqhz3hLa-I

Liberdade aos presos políticos no Brasil!

Pelo fim de todos os processos contra os estudantes em Pernambuco!



A todo o povo de Pernambuco,

às pessoas democráticas e

progressistas do Recife,

Vivemos tempos perigosos. Tempos onde protestar e defender ideias voltaram a ser crimes. Tempos onde proteger-se da polícia tornou-se vandalismo, vinagre arma e fogos de São João “armamento exclusivo”.

No dia 18 de setembro, uma verdadeira operação de guerra foi montada para receber os estudantes em luta pelo passe livre. Aulas canceladas no centro da cidade, 500 policiais e trincheiras esperando os jovens na Prefeitura. Até um grande contingente da Polícia do Exército estava nas ruas.

Em 2014, completa-se 50 anos do golpe civil-militar, alguns políticos parecem sentir saudades dos tempos da ditadura fascista. Os jovens mais uma vez se tornaram “inimigos internos”.

No dia 7 de setembro, a manifestação nem conseguiu sair do Derby, foi duramente reprimida como em todo o Brasil, até jornalistas foram atingidos. No dia 18, não puderam reprimir no início. Já no final do protesto, quando este se dispersava, o segurança do VEM sacou a arma para os estudantes. Duas vidraças foram quebradas e 16 estudantes presos, após serem caçados pela Rocam.

R$ 6.300,00 em fiança e o estudante de história da UFPE, Bruno Torres de 19 anos, enviado para o Cotel. Uma prisão política. Imagens da Folha-PE mostram que no momento que as vidraças foram quebradas, Bruno estava do outro lado da rua segurando uma faixa. O segurança do VEM não identificou nenhum dos presos como as pessoas que arremessaram as duas pedras. Mesmo assim o delegado arbitrou a fiança e mandou Bruno para o Cotel. Pressão de agentes da SDS, viúvas da ditadura.

Nas manifestações de junho, milhares de jovens foram presos, em todo o Brasil, e pelo menos 5 pessoas morreram em decorrência da repressão policial. Os protestos continuam até hoje, exatamente porque nada mudou e as razões de irmos para a rua continuam as mesmas. No dia da “independência” 500 jovens foram presos em todo o Brasil. Ensaio para a repressão em 2014.

Por isto, o governo Dilma, quer pressa na aprovação da Lei Geral da Copa, esta lei além de criar zonas de exclusão da Fifa em pleno território nacional, qualifica como terrorismo manifestações de rua. Na Copa das Confederações nos chamaram de “vândalos”, na Copa do Mundo nos acusarão de “terroristas”. Será ou não a reedição da famigerada Lei de Segurança Nacional dos militares?

Em Pernambuco, um inquérito policial está investigando o “crime” dos estudantes. Dezenas de jovens intimados a depor e obrigados a responder perguntas do tipo: “de qual grupo você participa?”, “quem são os líderes?”, “qual roupa, qual tênis, você estava usando na última manifestação?”, “o que você acha dos atos de vandalismo?”. Na delegacia, fotos de jovens são colocadas na mesa e os estudantes são inquiridos a dizer se conhecem ou não aquelas pessoas. Mais uma vez impossível não recordar os IPMs (Inquéritos Policias Militares) dos tempos da ditadura.
É urgente lutar contra esta escalada reacionária e repressora. Exigir a libertação de todos os presos políticos e o fim dos processos persecutórios contra os estudantes em Pernambuco. Manifestações estudantis não são caso de polícia. Pela a imediata implantação do passe livre!

Participe do Ato de “Repúdio à violência policial e à criminalização dos movimentos sociais” no dia 01/10/2013, às 15h30, no auditório da OAB/PE, Rua Imperador Dom Pedro II, 307, 2º andar, bairro de Santo Antônio, convocado pela APAP – Associação Pernambucana de Anistiados Políticos.

Ajude a cobrir a dívida de R$ 3.400,00 para o pagamento das fianças aos presos políticos da última manifestação pelo passe livre.
Fascistas, NÃO PASSARÃO!
Ideias são à prova de balas e de cadeias!
Queremos um mundo novo, teremos um mundo novo!

No hay comentarios:

Publicar un comentario