lunes, 5 de marzo de 2012

MEPR.- ESTUDANTES DA PUC-MG ORGANIZAM A LUTA CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES




Após os alunos da PUC-MG, receberam a infeliz notícia do aumento de 9,8% na mensalidade, juntanto com antigas reinvididações como o pedido de renegociação das dívidas, matrícula dos inadimplentes, pelo aumento no valor das bolsas de pesquisas, atualmente irrisórios R$300,00, iniciou a organização da luta nas unidades da PUC em Minas Gerais.

No dia 1º de março, estudantes da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), unidade Coração Eucarístico fizeram duas grandes manifestações!

No turno da manhã : com a presença de alunos da PUC Contagem, Serro (5h de viagem), São Gabriel, entre outras, organizamos manifestação com aproximadamente 1000 estudantes. Os manifestantes percorreram por dentre os prédios, chamando cada vez mais alunos. No final, foi realizado uma rápida assembleia, convocaram os D.A’s e criaram uma comissão, reunindo com o pró-reitor. Além desta comissão de D.A’s e DCE, entidades oportunistas como ANEL (PSTU), UNE e a cadavérica UEE (PCdoB/PT/PCR), por quererem usar da luta para promoverem seus partidos, se incorporam a comissão. Alguns deles em nada ajudaram a organizar e mobilizar nesta luta, mas não perdem uma chance de levantarem suas bandeiras eleitoreiras.

Nesta reunião, como todas as cinco reuniões anteriores, o que foi falado pelo pro-reitor Renato, foi a mesma de todas as outras reuniões, muita conversa fiada, dizendo que iria fazer o intermédio para resolver nossos problemas. O problema é : não aguentamos mais reuniões insignificantes, e apontamos o caminho combativo e organizado para lutar se desenvolver e triunfar.No turno da noite foi ainda maior, na PUC Coração Eucarístico. Com a vinda de mais alunos de outras unidades da PUC, principalmente do São Gabriel, estudantes entoavam palavras de ordem, apitos, cartazes e adentraram a PUC. Foi feito o estilo arrastão de manifestação, cerca de 400 estudantes iniciaram o protesto a noite, e cada vez mais pessoas foram somando a luta, chegando ao auge cerca de 1200 pessoas, atravessando pelos prédios da universidade. No fim da manifestação, foi realizada novamente assembleia, desta vez, na rua em frente a PUC, onde foi definido nova manifestação, dessa vez mais combativa, no dia 13.

Enquanto os estudantes entoavam palavras de ordem mais radicalizadas como : “Reitor, tome cuidado, tem estudante revoltado”, “ocupa a reitoria” e “Ocupa a Via Expressa”, os oportunistas de plantão insistiam em pacificar a luta, inclusive o PSTU, querendo impedir que estudantes falassem no microfone durante a assembleia, deixando-o aberto apenas para eles mesmos e para a UNE.

Importante aqui, destacar a luta também, que houve no mês de fevereiro na PUC-São Gabriel, onde organizaram duas manifestações, em uma delas parando o Anel Rodoviário (BR 262), o que serviu de inspiração e exemplo para a luta no Coração Eucarístico e em outras.

Já na PUC Arcos, os estudantes estão em intensa luta, contra o previsto fechamento de seu campus!

Chamamos a todos os estudantes da PUC, a se organizarem nesta luta, de maneira independente de organizações eleitoreiras e bem combativa e organizada, para ser consequente! E que dia 13 de março, seja mais um dia de luta dos estudantes!

REITOR, TOME CUIDADO, TEM ESTUDANTE REVOLTADO!

PUC MERCENÁRIA, PARA DE BANCAR A HUMANITÁRIA!


No hay comentarios:

Publicar un comentario