miércoles, 9 de mayo de 2012

MEPR.- MEPR participa de celebração dos 13 anos da Vila Bandeira Vermelha!

No dia 05 de maio de 2012, em Betim Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi celebrarado os 13 anos da Vila Bandeira Vermelha.

A Vila Bandeira Vermelha tem um histórico riquíssimo e é exemplo de luta para todos que defendem uma política justa e que sirva aos interesses do povo: no dia 26 de abril de 1999, enfrentou 600 policiais da temida polícia mineira em um terreno público abandonado no bairro Bandeirinhas, em Betim. Repressão tão grande, que dois mártires do povo foram assassinados a mando do prefeito Jésus Lima(PT): o operário Elder, que filmou toda a ação policial, foi atingido com a câmera em punho, registrou cada instante até a sua queda com um tiro no joelho e outro no abdômen. E o outro, Erionides, ao socorrer uma companheira que levara um tiro no joelho, foi assassinado covardemente com um tiro nas costas.

A luta da vila não foi em vão! Centenas de famílias conseguiram seus terrenos e casas para morar, graças as ações combativas e organizadas do povo, junto à LPM (Luta Popular pela Moradia).

O movimento estudantil (através principalmente da UCMG – União Colegial de Minas Gerais) teve um importante papel nesta batalha, como ajuda durante a tomada, divulgação em escolas e universidades, além da arrecadação de toneladas de alimentos para as famílias. E neste momento, de 13 anos de consolidação da Vila Bandeira Vermelha, os estudantes não podiam ficar de fora.

Estudantes de pedagogia, geografia, serviço social e secundaristas, participaram da celebração. Foi realizado um dialógo de quem estava em 1999, com aqueles que ainda não conheciam a história, para manter vivo seu passado. Além disso, foi realizada atividades lúdicas com as crianças, brincadeiras animadas e fogos de artifício, além de ser cantada a música da Vila Bandeira Vermelha!

É tarefa dos estudantes combativos e que defendem a transformação radical de nossa sociedade, defenderem e participarem da luta pela terra, tanto no campo como na cidade! Somente em contato direto com os operários e camponeses, os estudantes se firmarão na defesa de todos os povos explorados, do Brasil e do Mundo.

VIVA OS 13 ANOS DA VILA BANDEIRA VERMELHA 
ELDER E ERIONIDES : PRESENTES!

DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE, SERVIR AO POVO NO CAMPO E NA CIDADE!

Conheça passo a passo a luta da Vila Bandeira Vermelha. http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1301-vila-bandeira-vermelha-quando-o-povo-resiste

No hay comentarios:

Publicar un comentario