sábado, 14 de julio de 2012

MEPR.- Estudantes da UFPR mantém ocupação da REItoria

No último dia 03/07, após realização de Assembléia, os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparam o prédio da REItoria em defesa dos interesses da comunidade acadêmica em greve.

Segundo nota divulgada pelo Comando de Greve, debates a respeito da precarização dos cursos vêm sendo realizados desde o início de Maio, com indicativos de paralisação por alguns cursos até culminar na decisão de greve geral no dia 29 do mesmo mês, juntamente com o movimento nacional dos professores.
Sua pauta reivindicativa tem como eixos a Assistência Estudantil, Bibliotecas, Democracia na Universidade, Estrutura, fim das Privatizações, etc.

Diante do impasse das negociações por parte da REItoria, prática já conhecida pelo movimento estudantil, os estudantes legitimamente ocuparam o seu prédio de funcionamento para pressionar e garantir o cumprimento de suas pautas.

O vergonhoso papel do DCE e da UNE:

O DCE da UFPR, lacaio do governo federal, apressou-se a emitir uma nora criminalizando o Comando de Greve da UFPR e a própria ocupação. Enquanto os combativos estudantes da UFPR ocupavam a REItoria em defesa de suas pautas, o DCE ía a Brasília, juntamente com a UNE, “conversar” com Aluízio Mercadante, naquela ação de marketing promovida pelos setores governistas visando “limpar a barra” da administração Dilma. Diante da atitude do DCE, o comando de greve da UFPR respondeu se posicionando de forma clara na luta:
“Vale lembrar que o mesmo DCE-UFPR, que vem buscando se colocar numa situação privilegiada frente às opiniões dos demais estudantes, se aliou (e é aliado) ao governo federal (e à Reitoria) para combater o movimento grevista por uma educação pública e de qualidade... O DCE não aceitou a posição da assembleia e sentou com o Ministro da educação, Aluízio Mercadante, para negociar (junto com a União Nacional dos Estudantes, UNE – aparelhada pelo PT) as pautas pelas costas do movimento grevista. Essas e outras atitudes desta entidade demonstram seu caráter autoritário e governista que vem sendo posto em prática desde o início do processo...
...Portanto, aproveitamos este momento para estabelecer um diálogo franco com a população, pois acreditamos que esta luta não é só dos estudantes, mas é também de todo o povo brasileiro. Já chegou o momento de dizer basta ao modo pelo qual os políticos vêm tratando a educação brasileira. Para o Governo Federal é mais importante financiar os lucros dos bancos, agiotas e “comparsas” (como a construtora “Delta” de Carlinhos Cachoeira) do que investir na educação PÚBLICA e de QUALIDADE. 
Pedimos à população que nos ajude a pressionar a Reitoria, isso pode ser feito através do envio de um simples e-mail direcionado ao reitor e demais órgãos de direção da universidade. Vamos lotar a caixa de e-mail da Reitoria, demonstrando assim o apoio da população à luta dos estudantes por uma educação superior pública, de qualidade e para TODOS. Mandem e-mail aos seguintes endereços para demonstrar apoio à luta dos estudantes: gabinetereitor@ufpr.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; pra@ufpr.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; prae@ufpr.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; comunicacaoestudantil2012@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario