lunes, 30 de julio de 2012

32º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - Um Marco Histórico!

 Entre os dias 14 e 21 de julho aconteceu o 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia, o qual, com toda certeza, foi um marco histórico do Movimento Estudantil de Pedagogia. O ENEPe teve aproximadamente 1200 estudantes inscritos e foi marcado por um alto nível de debate em todas as mesas, por muito trabalho das comissões de estudantes para apoio no gerenciamento do Encontro e de muitas reuniões para articulação do Movimento Estudantil.
 
O contexto político do ENEPe não poderia ser melhor, a Greve nas Instituições Federais de Ensino Superior e as Greves nas Redes Municipais e Estaduais de Educação em várias regiões. O tema do Encontro caiu como uma luva: "Por que a educação é sucateada?". Aqui cabe uma ressalva para entendermos o nível político do Movimento de Pedagogia, na grande maioria dos Encontros de área ainda se discute se a educação é sucateada, já no Encontro de Pedagogia isto é um fato consumado, pacífico e indiscutível. Mais, a maioria esmagadora dos estudantes entende que este sucateamento é parte de uma política privatizante. Isto só é possível, pois há anos o MEPe rompeu com a União Nacional dos Estudantes (PT/PCdoB) e ficou livre para observar a real situação do ensino, longe da propaganda do governo federal.
 
Como o Movimento dos Estudantes de Pedagogia começa sua discussão deste ponto suas conclusões também estão além da grande maioria, a discussão não é ser a favor ou contra a "Reforma" Universitária, ou ver o ver o aproveitável dentro do que está posto, não, no ENEPe se discute um novo modelo de Universidade que seja pública, gratuita e que acima de tudo sirva ao povo.
 
Esse ENEPE foi de suma importância também para articulação do Movimento Estudantil nesse contexto de greve nacional e serviu para constatar que no Brasil inteiro os estudantes de pedagogia estão a frente da luta nos Comandos Locais de Greve.
 
Nos debates foram levantados os problemas crônicos da educação, falta de investimentos; falta de estrutura e professores; separação da pesquisa e extensão do ensino; exclusão da sociedade em relação a universidade e etc. De tudo isso, só pode haver uma conclusão, o sucateamento da educação é efeito da decisão política dos sucessivos gerenciamentos do Estado, cuja finalidade é a transformação da educação em mercadoria, em produto para comercialização. Diante dessa realidade, os estudantes tem o dever de sacudir as estruturas da Universidade para impedir a aplicação dos planos do Banco Mundial.
 
A discussão avançou bastante, entrando nos problemas da sociedade em geral como a luta pela terra, pela moradia; punição dos torturadores do regime militar; greves nas obras do PAC; greve geral na educação; lutas internacionais contra a profunda crise do capitalismo.
 
Após as profundas discussões os ânimos estavam nas alturas, o dia do Ato Público chegou, seria a coroação de um grande ENEPe. Muita animação, cartazes, faixas, bandeiras e palavras de ordem. Os estudantes se dividiram em várias comissões para que o protesto acontecesse perfeitamente. A decisão foi ousada, parar o Setor Central de Belo Horizonte a terceira maior região metropolitana do país, mas como nada é impossível para quem se atreve a escalar as alturas a decisão tomada foi brilhantemente cumprida! O povo de Belo Horizonte ouviu o recado dos estudantes de pedagogia preocupados com o rumo da educação brasileira, preocupados com seu povo. Esse foi ápice do Encontro, o Ato Público foi um sucesso, colocando o 32º ENEPe como um inesquecível marco histórico.
A UNE não compareceu nesse Encontro, alguns grupos ligados ao centrismo tentaram criar falsas polêmicas durante o evento, mas em nenhum momento entraram no debate político, as decisões da Plenária sobre o Estatuto e Plano de Lutas foram no sentido de manter o que vinha sendo aplicado, como, por exemplo, a necessidade de participar de 50% das mesas de debate para votação em Plenária Final.
Vídeo do Ato Público:

No hay comentarios:

Publicar un comentario