viernes, 14 de febrero de 2014

EM GOIÂNIA A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO SEGUE EXPLOSIVA ... MEPR

O ano de 2013 foi um ano de vitórias para os usuários do transporte público em Goiânia, as Jornadas que nesta cidade começaram no início de março conseguiram barrar o aumento da passagem, assegurar a integração no transporte de toda Região Metropolitana e ainda fazer ser aprovada a Lei que instituiria o Passe Livre Estudantil. Em pleno efervescência do mês de junho de 2013 parecia que estas vitórias jamais seriam retiradas.

No entanto, passado pouquíssimo tempo, a máfia do transporte já colocava suas garras de fora, o serviço ofertado à população piora a cada dia, o tempo de espera é cada vez maior, a manutenção e limpeza dos ônibus é precária e a condição de trabalho dos motoristas estiola. A situação tornou-se insustentável. Claramente o objetivo das empresas e é fazer com que a população passe a apoiar o aumento da passagem para ter qualidade no serviço prestado. As empresas, assim, fazem chantagem com os mais de um milhão de usuários de transporte coletivo. (1)

A integração permitia que, com uma passagem, o usuário pudesse pegar três ônibus em duas horas e meia, a qual foi a maior conquista da luta em 2013, foi retirada do povo ainda no mesmo ano, no dia 23 de dezembro. No que diz respeito ao passe livre, a situação é ainda pior. Promessa de campanha de Marconi Perillo (governador do PSDB), o passe livre ofertado pelo estado tem uma série de limites e ainda atinge apenas 8 mil estudantes, já o que foi aprovado pela Prefeitura de Goiânia não saiu do papel; o governo do estado e as dezessete prefeituras da Região Metropolitana fingem se desentender para deixar os estudantes desassistidos. 

Mas, se há algo que marca os períodos de tormenta, como são os nossos dias, é que os dominantes não podem mandar como antes e os dominados não aceitam ser mandados como antes e o povo tem dado respostas à chantagem das empresas. Uma série de manifestações espontâneas tem tomado conta dos terminais de Goiânia. A pedagogia das ruas ensinou que apenas com lutas o povo pode vencer, portanto, lutar é o único caminho.

Na semana anterior, conforme noticiamos, ocorreu nas ruas do centro de Goiânia uma manifestação, a qual foi brutalmente reprimida pela Polícia Militar, todavia não será isto que desanimará a juventude combatente, ela segue e seguirá nas ruas. Em sua insanidade e vontade de ver a luta popular esgotar em sangue a polícia atacou trezentos manifestantes com a Tropa de Choque e a Cavalaria, chegando, em um determinado momento a ameaçar entrar na Campus I da UFG. Os militares dispararam tiros de bala de borracha em direção do Hospital das Clíncias, contíguo à Faculdade de Medicina, o que causou enorme confusão no local. (2)

Desta feita, na quinta-feira, dia 05 de fevereiro, às 18:00h, no Coreto do Lago das Rosas, teremos mais uma manifestação em Goiânia, convocada pela Frente de Luta pelo Transporte com apoio da Frente Independente Popular e outras organizações. O lutadores e lutadoras de Goiânia e região não podem se ausentar!

"Se o presente é de lutas, o futuro nos pertence" (Che Guevara)

(1) - Veja a imagem do Terminal Novo Mundo na Região Leste de Goiânia.
(2) - Veja a foto.



No hay comentarios:

Publicar un comentario