martes, 6 de agosto de 2013

Estudantes Conquistam Passe Livre em Goiânia, Porém a Luta Continua! ... MEPR

A Lei que institui o passe livre estudantil em Goiânia foi publicada no Diário Oficial no dia 29 de julho, com um período de regulamentação de 30 dias. Ou seja, o passe livre só sairá em setembro, depois de um mês de aulas nas redes municipal e estadual. Fato curioso é que Goiânia tem o sistema de transporte todo mecanizado, sequer há cobradores, quando vem os malefícios são implantados da noite para o dia, já o benefício demora um mês.

Mesmo com esses problemas houve uma grande vitória. Segundo a lei, os estudantes poderão utilizar o passe livre em todos os dias da semana, durante todo o ano, inclusive aos domingos, feriados e durante as férias. Terão direito ao benefício os alunos que residam e estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou superior, da rede pública e privada. Os estudantes dos cursos de educação para jovens e adultos, técnicos e profissionalizantes reconhecidos pelo MEC.  
 
A região metropolitana não foi beneficiada
 

Devido a impasses entre os prefeitos e o governo do estado, apenas os estudantes que moram em Goiânia terão o passe livre. Os estudantes das outras 17 cidades que fazem parte da regiãometropolitana de Goiânia continuarão pagando meia passagem.

Houve a proposta de que a prefeitura de Goiânia arcasse com 30% dos custos, as demais cidades com 20% e o governo do estado com 50%. Algumas prefeituras não aceitaram a divisão.

É bom de se lembrar que o passe livre é promessa de campanha do coronel Marconi Perillo. Este senhor pensou que enganaria o povo com um "passe livre" cujos requisitos eram praticamente um atestado de miserabilidade atendendo uma parcela ínfima dos estudantes. Essa é mais uma dívida que esta figura abominável tem com o povo.

O que chama a atenção é o fato do lucro das empresas nunca ser colocado em questão. Ninguém sabe quanto as empresas lucram. Empresas como a Rápido Araguaia do Grupo Odilon Santos e a HP monopolizam os serviços de transporte não apenas em Goiânia, mas em várias cidades e tem filiais até no exterior.

Segundo as planilhas da última licitação as empresas tem prejuízos mensais. Porém, surpreendentemente as empresas vencedoras da licitação do serviço para os próximos 30 anos são as mesmas que estavam antes. Quem continuaria em um serviço que dá prejuízo?

As empresas ameaçam os trabalhadores
Nesta semana aconteceu uma manifestação dos trabalhadores do serviço de transporte em defesa das empresas, pedindo que o Estado subsidie o preço da tarifa. A manifestação ocorreu depois de duas reuniões ameaçadoras que as empresas, através de seu sindicato - SETRANSP, fizeram para aterrorizar os trabalhadores. As empresas dizem que com a manutenção da tarifa no valor de R$2,70 elas quebrarão.
Organizemo-nos. A luta continua!

Apesar de termos barrado o aumento da passagem, de termos conquistado a integração e o passe livre na capital, a luta continua!

Os estudantes das outra 17 cidades da região precisam do passe livre também. Temos de organizar manifestações nas prefeituras e no palácio do governador para cobrar o que é nosso por direito!

Chega de mandos e desmandos das empresas! Queremos que as planilhas reais de custos e lucros sejam abertas. O povo tem o direito de saber qual é a taxa de lucro com o serviço. E não nos esquecemos de que estas empresas roubaram o povo por quase uma década incluindo na tarifa impostos que não existiam. A verdade é que estes parasitas estão nos devendo.

A FRENTE DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO organizará panfletagens nas principais escolas na próxima semana. A luta não vai parar. Senhores, tremam!

PASSE LIVRE PARA TODOS OS ESTUDANTES!
QUEBRA DAS FINANÇAS DAS EMPRESAS JÁ!

No hay comentarios:

Publicar un comentario