viernes, 3 de enero de 2014

CELEBRAÇÃO PELOS 120 ANOS DO NASCIMENTO DO PRESIDENTE MAO TSETUNG EM PERNAMBUCO ... MEPR

Por que um grupo de algumas dezenas de jovens está hoje reunido para comemorar o nascimento de uma pessoa que nasceu do outro lado do planeta há mais de um século? Foi com esta pergunta que o companheiro responsável de fazer uma explanação sobre a vida do presidente Mao começou sua exposição.

Mao Tsetung nasceu em 26 de dezembro de 1893 na cidade de Hunan região pobre da China e morreu em Pequim em 6 de setembro de 1976. Foi um político, filósofo, poeta e revolucionário que dirigiu o Partido Comunista e o povo Chinês na Revolução de Nova Democracia e construção do Socialismo naquele país. Nessa luta e aplicando o marxismo à realidade da China daquele momento, estabeleceu o caminho de cercar as cidades desde o campo, ressaltando a importância do campesinato para a revolução num país atrasado, onde as relações semifeudais ainda existem e precisam ser destruídas junto as outras duas "montanhas" que oprimem ao povo; o imperialismo e o capitalismo burocrático, este último imposto pelo imperialismo em aliança com uma pequena minoria de grandes burgueses e latifundiários.

Compreendendo a justeza da rebelião das massas ante a opressão e analisando a experiência das lutas populares internacionais e da China, desenvolveu a guerra popular e com ela a teoria militar do proletariado. Através desta guerra das massas o povo destruiu o velho Estado e fundou a República Popular, um novo Estado onde as massas dirigiram para o seu beneficio todos os aspectos da sociedade.

Na luta contra o revisionismo contemporâneo de Kruschov que restabeleceu o capitalismo na URSS, defendeu e desenvolveu os princípios marxistas e deu-nos um entendimento mais profundo do perigo do revisionismo. Na luta contra o próprio revisionismo chinês foi o maior impulsor da maior mobilização revolucionária da história, a Grande Revolução Cultural Proletária. Revolução que teve como objetivo transformar os velhos costumes, ideias, hábitos e cultura em novos que refletissem o espírito socialista, assim aportando a forma de continuar a revolução socialista e evitar a volta ao capitalismo.

Este curto resumo ressalta só alguns dos importantes aportes do Mao Tsetung para as lutas revolucionárias, aportes que pela sua importância dentro do desenvolvimento do marxismo representam uma nova etapa deste, o maoísmo, o qual hoje continua avançando a guiar as lutas revolucionárias no mundo.

Seguindo a exposição sobre o pensamento e as contribuições do presidente Mao, foi lido um emocionante discurso produzido por operários chineses em comemoração ao seu nascimento, onde se ressaltava as contribuições para a China e denunciava o golpe revisionista de alguns traidores dentro do próprio PCCh após a sua morte em 1976. Tivemos ainda poemas, músicas revolucionárias e a apresentação de uma peça teatral, produzida pelo MFP, em que foram apresentadas as atuais necessidades para darmos um salto nas lutas no Brasil, ao mesmo tempo em que fez uma ligação da história do Partido Comunista e dos Revolucionários no país. A peça mostrou como a compreensão do caminho de desenvolvimento da revolução brasileira foi uma tarefa árdua, que se deu através da inserção dos revolucionários nas lutas do povo, procurando entender e aplicar a correta leitura do marxismo a essa realidade. Nesse sentido, na peça foi destacado o papel do grande dirigente Pedro Pomar.

A celebração teve ainda um sorteio de dois quadros: Um com uma imagem da FIP- Praieira, a Frente Independente Popular de Pernambuco que tem reunido os setores mais combativos na luta pelo passe livre no Estado. Outro quadro sorteado estampava a imagem oficial do Presidente Mao. Após o sorteio foi servido o jantar aos presentes e por fim cantamos “Bella Ciao”, brindamos e com palavras de ordem ressaltamos as lutas travadas em 2013 e a disposição dos presentes em levantar ainda mais alto a bandeira da combatividade, de estudar, aprender e aplicar as lições deixadas para nós por esse grande revolucionário!

No hay comentarios:

Publicar un comentario